top of page

Cansado de falar sobre racismo


Leiam bem, pessoal, porque é exatamente isso: quero me dar o direito de não falar sobre o racismo durante este próximos 30 dias. Pode parecer irresponsabilidade de minha parte, mas sei que é apenas um mecanismo de me proteger mentalmente e fisicamente dessa sensação de inquietação que, na maior parte das vezes, aparece durante o mês de novembro (adivinhem a razão.)

Chega um determinado momento em que pessoas negras, assim como eu, simplesmente se cansam de ter que problematizar tudo. Tocar em um assunto que nos é muito caro, por vezes, se torna pesado e, até mesmo, estressante. Porque falar sobre racismo para nós não passa apenas pela questão da teorização e estudo. Aquelas informações que pessoas não negras adquirem na academia, para nós perpassa pelas nossas peles, nossas mentes e vivências. E isso, independentemente da boa vontade de pessoas que se dizem não racistas, dói e machuca. É uma dor que apenas quem vive todos os dias consegue compreender.

Além disso, pelo menos para o momento, prefiro não falar mais sobre esse assunto porque ele me provoca raiva. Uma raiva que nem todos têm e que muito dificilmente vão conseguir entender. Acho muito interessante e importante que essa pauta continue sendo estudada e discutida, mas por ora, me abstenho de participar dessas discussões. O desconforto pelo qual passamos tendo que ser fortes o tempo todo, crescendo com as inúmeras observações de nossos pais, também pretos, sobre como andar, se portar e viver, já é grande demais para que nos preocupemos ainda com a forma como vocês, pessoas brancas, resolverão a questão racial atual.

Então assim, se vocês, meus amigos, colegas e conhecidos querem lutar contra o racismo, lutem. Não há problema nisso, inclusive é uma obrigação de vocês, como uma maneira de reparar os erros dos seus antepassados. Mas, no momento, pelo menos por hoje, me deixem de fora. Como minha mãe já diria, vocês que são brancos que se entendam.

2 comentários


Ali Sousa
Ali Sousa
02 de nov. de 2021

E o pior ainda é quando o branco ocupa o lugar de fala e vem abordar o tema racismo sob a ótica do seu pedestal!

Curtir

Roger Abreu Silva
Roger Abreu Silva
02 de nov. de 2021

Falou tudo! Por que não falar dos Brancos, como disse nossa colega Rosana! Parabéns pelo texto e concordo plenamente!

Curtir

ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS!

  • email
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page