top of page

Dias de luta, dias de glória


ree

Estava aqui pensando que, certamente, um dos nossos maiores desafios que temos enquanto seres humanos é viver de forma a sermos felizes. Sim, viver a felicidade, pois é neste ato transgressor, em um mundo tão desigual e injusto, que aprendemos o quanto precisamos entender mais sobre quem nós somos, quem são as pessoas que estão ao nosso redor e compreender que os dias se alternarão entre a luta e a glória.

Essas últimas semanas me peguei fazendo esse tipo de reflexão, pensando sobre o quanto somos submetidos a diversas situações no decorrer de nossas vidas. Para quem mora aqui no RS, sabe muito bem que tivemos muitos dias de chuva e, por mais que eu tente evitar este sentimento, após uma certa idade, comecei a ter uma grande aversão a este clima. Ele, cujas características não interferiam em absolutamente nada o meu humor, começaram de uns tempos para cá a ter uma grande influência na forma como vejo tudo. Confesso que o inverno com o seu frio e dias úmidos me deixaram insuportável, e percebo que muitos ao meu redor também se sentem da mesma maneira. Tudo fica mais lento, os problemas parecem que não são resolvidos, as pessoas no geral acabam se afetando em maior escala pela negatividade e não somente o céu fica encoberto por uma massa cinzenta e obscura.

O que me conforta é saber que não apenas de dias mais escuros vivemos. Se tem uma coisa que aprendi é que após a tempestade sempre vem a bonança, e é ótimo saber que estes se fazem presentes sempre que temos paciência para a sua chegada. Este final de semana foi um exemplo disso. O sol estava incrível, a temperatura agradável e, mesmo que ainda estejamos na estação mais fria do ano, conseguimos aproveitar um pouco dessa sensação de outono em pleno inverno. São dias assim que nos fazem valorizar o cheirinho do café saindo da cafeteira, o solzinho batendo na janela e aquecendo a cama e os sons dos pássaros, também comemorando a temperatura. Por fim, mesmo que tenhamos nossos compromissos diários, quando nos deparamos com um cenário como este, tudo acaba ficando muito mais fácil e orgânico.

No entanto, a gente sabe que nem sempre a vida irá nos proporcionar apenas momentos agradáveis. É preciso que também saibamos lidar com adversidades e situações não tão prazerosas para que assim possamos valorizar aquilo que verdadeiramente nos faz bem. E talvez seja por essa razão que conseguimos, em pequeno ou maior grau, identificar esses eventos em nossas vidas e entender que para que tenhamos dias de glória, passaremos, intrinsicamente, pelos dias de luta.


Comentários


ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS!

  • email
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page