top of page

O Brasil não está bem e sabemos de quem é a culpa


ree

Fico impressionado com o quanto as pessoas fazem inúmeros malabarismos para que algumas verdades não sejam ditas, mas o fato é que precisamos lidar com a realidade: o Brasil não anda nada bem e nós sabemos de quem é a culpa de tudo isso.

Assim como qualquer pessoa que trabalha, ganha o seu suado salário e precisa pagar contas, consigo perceber essa afirmação de longe. Tudo está caro. Nada mais rende em nossas casas. A gente sai de um supermercado e não deixamos lá menos do que 300 reais, isso, é claro, quando estamos falando de uma família pequena. Imagina então nos casos em que há na casa entre 4 ou mais pessoas. O dinheiro que hoje ganhamos está cada vez mais desvalorizado porque o preço dos produtos (vocês já viram quanto a carne está custando?) estão subindo a um nível praticamente insustentável.

Para além dessas questões de classe média “sofredora” (que poderíamos até indicar como White people problem) que hoje vivo, percebo que estamos enfrentando problemas muito maiores e gravíssimos, como o retorno ao mapa da fome (olá anos 90), a pobreza extrema que anda assolando muitas pessoas e, para não nos esquecermos, a crise na saúde, alavancada pela má gestão durante este período da pandemia do vírus da covid. Enfim, não são poucas coisas, mas vamos por partes. Estou longe de ser economista ou sociólogo para compreender de forma aprofundada o que está acontecendo em nosso país, mas sei o que vejo, o que leio e pesquiso, e vocês deveriam fazer o mesmo. A menos que queiram se informar unicamente através do Whatsapp de sua família, geralmente um dos maiores geradores de fake News.

Para quem está por dentro e não fingindo que as coisas estão maravilhosas, certamente já deve ter lido ou visto nos jornais de todo país a quantidade de pessoas que ficaram desempregadas entre 2020 e 2021. O quanto os trabalhos informais aumentaram não dando qualquer tipo de garantia para as pessoas e, ainda mais, as obrigando a ter uma jornada maior do que o seu corpo poderia aguentar. O Covid, mais um caso de descontrole total, poderia ter sido administrado com vacina para todos e cuidados através dos protocolos legais da OMS (Organização Mundial da Saúde), porém tudo isso foi substituído por manipulações das grandes autoridades do Brasil, através do que elas chamam de tratamento precoce e a recusa das vacinas. Esses procedimentos, diante de uma situação tão séria, acabaram acarretando na morte de muitas pessoas. Algo que poderia ter sido tranquilamente evitado. Logo, acabamos nós sendo os maiores prejudicados.

Sei, no entanto, que nem todos concordarão comigo, mas espero que o texto tenha sido bastante esclarecedor e que você saia dele sabendo exatamente quem são os verdadeiros culpados por essa bagunça generalizada. E que, principalmente, ele o tenha ajudado a compreender o quão dura vira a realidade de todos quando nos omitimos do compromisso de nos posicionarmos e de nos tornarmos seres políticos, porque assim como já dizia Desmond Tutu “Se você é neutro em situações de injustiça, você já escolheu o lado do opressor.”

1 comentário


Henrique Mineiro
Henrique Mineiro
06 de jul. de 2021

Posso deixar um #forabolsonaro aqui ou melhor não?

Curtir

ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS!

  • email
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page