Seize the day (Aproveite o dia)
- gustavorodrigues937
- 2 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

“Sociedade dos poetas mortos” foi, definitivamente, um dos melhores filmes que já tive a oportunidade de assistir na vida. Além de ter uma grande qualidade técnica, pelos atores selecionados e pela própria construção da história, as inúmeras mensagens trazidas pelo longa me fazem refletir até hoje sobre muitos aspectos. Um deles, certamente, é o conceito de Seize the day (Aproveite o dia). Um conceito que, em tempos de pandemia do Covid, deveria ser mais revisitado.
Para quem ainda nunca assistiu a essa obra prima, devo dizer que não sabem o que estão perdendo. O filme conta a história de um grupo de amigos que, no auge de sua juventude, estudam em uma renomada escola norte-americana. Por ter um caráter mais tradicional, muito influenciada pela época retratada, a instituição trazia consigo métodos que hoje são considerados ultrapassados e pouco eficientes no campo da educação. É neste cenário em que eles, os alunos, se encontram com um professor inusitado. John Keating, ex-aluno da academia Welton, retorna ao seu antigo colégio quebrando tabus com sua forma de ensinar e fazendo com que os meninos, até então acostumados com a rigorosidade das aulas, conseguissem transcender não apenas no conceito de educação, mas no de viver e aproveitar ao máximo suas vidas.
Nesse ponto tão crucial da história, em que o novo mentor dos alunos os desafia a entender a vida para além dos muros da escola, que me depreendo. “Seize the day, boys. Make your lives extraordinaries” (Aproveitem o dia, meninos. Façam suas vidas serem extraordinárias) são duas das frases mais icônicas do longa e que permeiam toda a narrativa destes meninos talentosos, mas, ao mesmo tempo, tão engessados por um sistema que os prende em uma vida limitada. Esse sistema não necessariamente precisa ser representado somente pela estrutura da gélida instituição, mas de forma geral a tudo aquilo que procura padronizar as pessoas e retirar delas as suas individualidades. Naquele momento, os meninos, mesmo na dificuldade de conseguirem se desvencilhar do que os aprisionava, perceberam o quanto era importante essa mudança em suas vidas, vendo as vantagens de não se limitarem apenas ao status quo esperado por seus pais, professores e, quiçá, pelo mundo que os rodeava.
Seize the day é sobre libertação, sobre encontro com o seu eu interior e, principalmente, sobre descobertas. É sobre viver uma filosofia de vida que respeite o seu espaço e o seu tempo. Não há uma forma, no entanto, de compreender qual seria a melhor maneira de “aproveitar o seu dia”. Para uns pode ser uma tarde lendo um livro, para outros um almoço com os amigos e para alguns ainda pode se resumir em estar consigo mesmo. Enfim, acredito que o mais importante é que possamos achar o nosso próprio jeito e fazer com que nossas vidas sejam verdadeiramente extraordinárias.




Parabéns pelo texto, Gustavo !!!! Principalmente no último 1 ano e meio tenho levado muito a sério essa ideia de "Aproveitem o dia, meninos. Façam suas vidas serem extraordinárias" 😍