Vocês não nos dão uma folga
- gustavorodrigues937
- 7 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Não faz muito tempo, escrevi um texto aqui no meu site sobre o quanto eu já estava cansado de falar sobre o racismo. Pelo que percebo, nem o direito ao descanso nós, pessoas negras, temos.
Bem recentemente, dois homens negros foram brutalmente assassinados no Brasil. Não vou aqui me ater a essas notícias, uma vez que elas já foram veiculadas várias vezes pelos telejornais, inclusive, mostrando a forma cruel como ambos foram mortos. Não quero utilizar este meu tempo da escrita para falar sobre estes que, injustamente, assim como muitos outros homens e mulheres negras, foram afetados pelo racismo da nossa sociedade. Hoje quero falar de você, pessoa branca. É isso mesmo.
Sei que, majoritariamente, meus leitores são compostos de pessoas brancas, uma vez que meu convívio (por alguns fatores geográficos, sociais e até mesmo econômicos) sempre se fez ao redor delas. Me interessa, neste momento, saber o que você, que não carrega a marca de 300 anos de escravidão em sua pele, faz para que no seu dia a dia o racismo não afete as pessoas negras ao seu redor. Ou você não tem pessoas negras por perto? Por quê? Você já parou para pensar nisso? Pois é, pessoa branca, já está mais do que na hora de você assumir os seus BO's pelas falhas passadas pelos seus antepassados, e não deixar que nós tenhamos o mesmo destino que aos nossos infelizmente foi imposto.
A responsabilidade quando está sob os nossos ombros pesa, não é? Aliás, para além de pesar, ela causa um medo. Talvez encarando esse sentimento, vocês consigam começar a compreender um pouco sobre o cansaço que estamos de falar exaustivamente sobre esse assunto.




Abordagem perfeita para esse assunto, parabéns!