top of page

É difícil “adultecer”


ree

Vocês já pararam para pensar que nós sempre queremos aquilo que no momento não temos? Por exemplo, quando eu era criança detestava ser mandado e não poder tomar as minhas próprias decisões. Tudo era sempre responsabilidade dos meus pais, que diziam o que eu podia ou não fazer. Hoje, sendo adulto, percebo o quanto eu era uma criança tola e, em algumas situações, confesso que pensar em voltar a infância não seria uma má ideia.

Espero que não seja mal interpretado, mas não é que eu seja uma pessoa irresponsável. Bem pelo contrário. O fato é que por fazer parte da minha característica a preocupação excessiva pela organização, me sinto, por muitas vezes, cansado de não poder relaxar e simplesmente deixar que as coisas aconteçam de forma natural. A vida adulta acabou me trazendo este sentimento. Essa sensação de que preciso estar em alerta o tempo todo e de que em muitos casos é preciso abdicar daquilo que somos e gostamos em prol de algo maior do que as nossas vontades. Ao mesmo tempo, o que me parece uma contradição, como um membro da geração y, percebo que cresci em uma redoma protegida por não verdades sobre a vida em sociedade, e hoje consigo compreender que nem “tudo o que eu quiser, o cara lá de cima vai me dar”. Até porque, quando aqui cheguei, a primeira lição que aprendi foi o quanto o mundo não está à disposição dos meus quereres e desejos pessoais.

Lidar com essa realidade é frustrante. E não, este não é o papo de um adulto sem noção e mimado. É apenas o pensamento de alguém que, em certos momentos, deixou-se iludir por um universo criado pela mídia, de mil possibilidades futuras e se deparou com um mundo muito diferente. E isso cansa. Cansa porque se decepcionar com as nossas escolhas é desgastante, assim como lidar com responsabilidades também, sejam elas grandes ou pequenas. Cansa termos que saber equilibrar nossa vida pessoal com a profissional, pois queremos saber aproveitar o melhor dos dois mundos, mas, na maior parte das vezes, fazemos apenas uma versão mediana de ambas. Cansa porque queremos fazer aquilo que gostamos, mas sabemos que nem sempre isso é possível. E cansa porque sabemos ser os únicos responsáveis pelo que chamamos de nossa vida, quando, na verdade, queríamos poder tirar um descanso de tudo que está ao nosso redor.

É claro que não podemos nos dar este luxo. O que devemos é assimilar a ideia de que ser adulto compreende tomar a regência de nossas ações e a responsabilidade pelas nossas decisões. É difícil? Sim, muito. O que podemos fazer para tentar aliviar essa pressão é nos entender melhor, como seres humanos frágeis e vulneráveis, e saber qual é o nosso limite, assim respeitando pouco a pouco o nosso próprio corpo a fim de que possamos aproveitar a jornada.

1 comentário


Angry Son
Angry Son
27 de jul. de 2021

Eu como adulto de 33 anos sei bem como é esse sentimento rsrs

Curtir

ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS!

  • email
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page