top of page

É errado existirem pessoas com fome


ree

Aprendi desde cedo, com os ensinamentos muito rígidos de meu pai, que é errado deixar comida no prato sobrando. Ele sempre comentava que enquanto estávamos deixando qualquer resquício de alimento, havia pessoas na rua passando fome e que, certamente, dariam tudo para estar em nosso lugar. Já faz mais de 20 anos dessas falas, e é impressionante como o passar fome, principalmente nos dias atuais, se banalizou e está presente em todo o nosso país.

Nos últimos 4 anos, com a diminuição da verba para os programas de políticas públicas e de assistência à população, tem sido cada vez mais comum observarmos nas grandes cidades a existência de pessoas não apenas sem moradia, mas também passando fome. Aqui mesmo, em Porto Alegre, é só caminhar algumas quadras pelo centro que avistamos em cada esquina crianças e até mesmo idosos em situação de total vulnerabilidade. Pessoas que estão descobertas pelos programas sociais e desassistidas, sendo completamente esquecidas pela sociedade.

Independentemente da posição política partidária de cada um, presenciar a fome de um semelhante deveria chocar a todos. Essa pauta não poderia ser apenas discutida por um lado, ou ser prioridade da campanha somente de uma vertente. Ela deveria, de fato, ser prioritária em todas as instâncias. Existirem pessoas que passam fome deveria ser considerado algo errado, sob pena de incompetência administrativa e gestão política. Não há possibilidade, pelo menos a meu ver, da normalização de algo tão cruel e que promove o sofrimento dos outros, enquanto uma outra camada da população se dá ao luxo de estar bem alimentada sem nem ao menos refletir sobre os menos favorecidos.

A resposta a essa minha aflição, e a de alguns que conversam comigo sobre essa pauta, veio nessas últimas eleições. As pessoas, entendendo a necessidade e a urgência de uma mudança, foram catedráticas ao decidirem escolher por alguém que possa trazer a esperança novamente ao país, assim como o prato cheio. Alguém que faça o Brasil sair novamente do mapa da fome e alimente a todos os que precisam.

 
 
 

Comentários


ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS!

  • email
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page